
Capelania
Carcerária
"Lembrai-vos dos presos, como se estivésseis presos com eles,
e dos maltratados, como sendo-o vós mesmos também no corpo."
Hebreus 13:3

PR. MARDONE OLIVEIRA
A Capelania da Capital está presente na maioria das unidades prisionais do Estado de São Paulo, oferecendo assistência espiritual e emocional aos detentos, seus familiares e aos profissionais do sistema prisional. A atuação é pautada pela compaixão, levando mensagens de esperança, suporte e restauração.
Sem questionar os motivos da prisão, os voluntários dedicam-se a oferecer apoio cristão, discipulado e auxílio social, sempre com o objetivo de promover a ressocialização. O foco principal é compartilhar o Evangelho, proporcionando consolo espiritual e fortalecimento emocional dentro de presídios.
As ações incluem visitas regulares, Cultos para fortalecimento espiritual, aconselhamentos, estudos bíblicos, discipulados, batismos e a doação de materiais essenciais, como bíblias, hinários, folhetos e itens de higiene pessoal. Todo o trabalho é realizado sem preconceito, valorizando a dignidade humana e buscando o acolhimento e a restauração integral dos indivíduos.
A atuação da Capelania da Capital nas unidades prisionais é um serviço garantido por lei (Lei nº 9.982, de 14 de julho de 2000) e submetido às normas das Instituições Prisionais. Mais do que cumprir um papel religioso, o trabalho voluntário busca oferecer um verdadeiro “recomeço”, por meio do suporte espiritual que se revela essencial, tanto para a saúde mental dos encarcerados, quanto para a melhoria do ambiente carcerário como um todo.
Para saber mais sobre o Projeto, como participar ou contribuir, clique no botão abaixo:
