
Fúnebre
Capelania
"E Deus limpará de seus olhos toda a lágrima; e não haverá mais morte,
nem pranto, nem clamor, nem dor; porque já as primeiras coisas são passadas."
Apocalipse 21:4
A Capelania da Capital atua na assistência religiosa e emocional, oferecendo conforto, esperança e apoio espiritual aos enlutados nos velórios, cemitérios e hospitais. O propósito é estar presente nos momentos de maior fragilidade, levando acolhimento e consolo por meio de orações, leituras bíblicas e suporte humanizado, sempre respeitando as crenças e o momento de dor de cada família.
â
Mais do que um acompanhamento durante o funeral, a Capelania da Capital busca estender o cuidado para além desse instante, compreendendo que cada pessoa vivencia a perda de forma única. Os voluntários dedicam-se a ouvir, apoiar e aconselhar, transmitindo mensagens de esperança.
â
O trabalho também se prolonga no período pós-luto, através de contatos e visitas às famílias, reconhecendo que a dor pode se intensificar nos dias seguintes à despedida. Em todas as ações, o foco é a humanização do momento de dor, atuando como um verdadeiro “ombro amigo”, ajudando o enlutado a encontrar forças para enfrentar a perda, sem imposição religiosa e em um espaço seguro para a expressão do luto.
â
A presença da Capelania da Capital em velórios, cemitérios e hospitais é um serviço assegurado por lei (Lei nº 9.982, de 14 de julho de 2000) e realizado sob a supervisão das instituições. Mais do que exercer uma função religiosa, o trabalho voluntário representa a oportunidade de oferecer genuíno conforto, por meio de um suporte espiritual, essencial ao acolhimento daqueles que enfrentam a dor da perda de um ente querido.
â
â
